Vendas financiadas de veículos caíram 5,4% em agosto

42

A base de comparação é o mesmo mês de 2019, mesmo assim o total de unidades financiadas foi o maior desde agosto de 2014

No mês de agosto foram financiadas as vendas de 503.657 veículos novos e usados – incluindo carros leves, motos e veículos pesados -, revela a B3, que opera o Sistema Nacional de Gravmes (SNG).

O SNG é uma base privada que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil.

O número registrado em agosto representa uma queda de 5,4% em relação ao total de veículos novos e usados financiados no mesmo mês do ano passado (532.282).
Mesmo assim, o volume foi o quarto maior da série histórica apurado desde agosto de 2014, quando foram financiadas 513.951 unidades.

O maior impacto negativo foi observado nas vendas a crédito de veículos 0km, que tiveram queda de 26,5% entre os autos leves na comparação com agosto de 2019.

Já as vendas financiadas de autos usados tiveram impacto positivo, com alta de 1,9%, na mesma base de comparação.

A queda de 5,4% observada em agosto deste ano na comparação com o mesmo mês de 2019 foi impactada pela menor quantidade de dias úteis no mês neste ano, observa Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3.

“Considerando apenas os dias úteis, a redução seria de apenas 0,9% nas vendas a crédito. Nesse comparativo, agosto seria o primeiro mês após o início da pandemia com impactos praticamente neutros em relação ao ano passado”, diz.