Serpro habilita certificado digital na nuvem em 12 Estados

153

 

O NeoID é utilizado em processos de abertura, alteração e baixas de empresas nas Juntas Comerciais

O Serpro informa que o certificado digital NeoID já pode ser utilizado nas Juntas Comerciais de 12 Estados, tornando mais ágil e seguro o processo de abertura, alteração e baixa de empresas.

Disponível no ambiente de computação em nuvem, o NeoID foi incorporado este mês no Sistema Gerenciador da RedeSim (SIGFácil) das Juntas Comerciais.

Trata-se de uma solução web que faz a integração entre o Cadastro Sincronizado Nacional (CADSINC) e os diversos órgãos estaduais e municipais envolvidos no processo de abertura, alteração e baixa de empresas.

A integração amplia as possibilidades de uso do NeoID, afirma Thiago Piculo, gestor do NeoID no Serpro. “Os usuários do SIGFacil passam a ter a opção de assinar documentos digitalmente pelo smartphone, tablet e computador, algo que antes era impossível.”

Uma das vantagens da tecnologia de certificação em nuvem é a possibilidade de armazenamento em smartphones, sem a necessidade de token ou arquivo digital. Além disso, é possível utilizar um único NeoID em múltiplos dispositivos móveis.

A solução garante mais segurança com dupla checagem de acesso através dos smartphone ou tablets. Quem possui o certificado digital em nuvem pode visualizar o histórico completo de uso e rastrear todos os acessos feitos com o certificado.

Outros dois benefícios são a validade de três anos e a oferta validação por videoconferência.
Assinar documentos no SIGFacil com NeoID é muito simples. No ambiente de acesso restrito, quando um solicitante abre processo e anexa os documentos, basta clicar em assinar, durante o processo de assinatura eletrônica do sistema, direto pelo smartphone ou tablet.

O NeoID pode ser utilizado em sites e sistemas que suportem certificado em nuvem pelo smartphone ou tablet. Para usar no computador, é preciso instalar o NeoID Desktop e realizar o pareamento com app NeoID.

A emissão de notas fiscais e o e-Social são exemplos de aplicações do certificado digital NeoID, assim como o acessos aos serviços da Receita Federal, do INSS e do Governo Federal.

Os Estados habilitados para usar o NeoID são: Alagoas, Amapá, Paraíba, Rio Grande do Norte, Paraná, Maranhão, Rondônia, Tocantins, Piauí, Sergipe, Goiás e Espírito Santo.