terça-feira, 14 de julho de 2020 - 7:08
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Flexdoc prevê expansão de 20% no processamento óptico entre os bancos do País

Carlos Flávio de Souza, Diretor de Inovação da Flexdoc

Para a empresa, digitalização por imagem apoia modelos emergentes de negócios do setor e é consistente com o crescimento das Fintechs e com a cultura das novas gerações

O avanço das operações digitais e a consolidação do teletrabalho em massa após o isolamento da Covid-19 irão promover um crescimento da ordem de 20% nos investimentos bancários em automação e processamento óptico de documentos ao longo do atual exercício. Numa visão mais otimista, a expansão pode chegar a 35%, levando-se em conta as contratações feitas este ano para entrega no próximo exercício.

As previsões são da Flexdoc, empresa especializada em fluxo inteligente de documentos em processos como captura móvel de dados, biometria de face, autenticação de grafias, análise óptica de padrões, onboarding digital e back-office de operações financeiras ou não financeiras.

Neste primeiro trimestre de isolamento, iniciado em março, a fornecedora vem dando suporte a clientes do setor que, juntos, estão mantendo cerca de 50 mil trabalhadores em regime de home office, ao mesmo tempo em que assistem a um crescimento acentuado de operações remotas.

Através de suas plataformas de workflow e serviços de DPI (Data Processing Image), a empresa dá suporte, por exemplo, a mais de 200 mil registros e conferências automáticas de pacotes de transação envolvendo a validação de assinaturas, a confrontação de informações extraídas de imagens de CNH ou carteira de identidade ou o processamento fim a fim de mais de dois milhões de cheques ao mês.

Ao todo, o sistema de validação da Flexdoc confronta as imagens-documentos e informações delas extraídas em mais de 30 pontos de checagem, como cartórios, tribunais, órgãos de governo e até perfis em redes sociais.

Pelos dados do relatório World Retail Banking Report 2020, que acaba de ser divulgado no Congresso Online da Febraban (CIAB 2020), a busca por atendimento móvel nos bancos cresceu de 47% para 55% na preferência dos clientes bancários desde o início da Covid, enquanto a preferência pelo Internet Banking evoluiu de 49% para 57%.

“A tendência é de que o celular e suas funcionalidades de GPS, scanner, leitor de códigos digitais e objeto físico análogo a um token venham a viabilizar processos muito mais ágeis e amigáveis para o cliente final dos bancos”, afirma Carlos Flávio de Souza, Diretor de Inovação da Flexdoc.

Segundo a pesquisa Febraban, também liberada esta semana, a abertura de contas bancárias via celular – em processos totalmente baseados na comutação de imagens – cresceu de 3,9 milhões de contas em 2018 para 6,5 milhões em 2019, representando uma alta de 66%.

O diretor observa que o avanço da digitalização por imagem é consistente também com o crescimento das Fintechs e com a cultura de interação das novas gerações: “Como mostra a pesquisa Febraban, um usuário médio de Mobile banking visita sua conta 23 vezes ao mês, enquanto um cliente ‘heavy user’ realiza 40 visitas”.

“Este conjunto de fatores se soma à regularização do modelo Open Banking que começa a funcionar no Brasil em 2021 e que obrigará os bancos e repensarem totalmente seus processos”, conclui Souza.

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