domingo, 05 de julho de 2020 - 10:39
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Faturamento das franquias tem queda média de 48% em abril

André Friedheim, presidente da ABF

Estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que segmentos mais impactados foram Turismo, Entretenimento, Alimentação e Saúde, Beleza e Bem-Estar

De acordo com estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a empresa de pesquisas AGP, o segmento de franquias registrou um recuo médio de 48,2% no faturamento de abril. Os segmentos mais afetados – devido sobretudo às severas restrições de circulação e reunião de pessoas – foram Turismo, Entretenimento, Alimentação e Saúde, Beleza e Bem-Estar.

O resultado confirma a trajetória de queda que já havia sido esboçada na segunda quinzena de março, quando aproximadamente metade das franquias apresentou um declínio na receita superior a 25%.

“A disseminação por quase todo o país de políticas de restrição à circulação e reunião de pessoas, o fechamento de centros comerciais e a suspensão ou desarticulação de algumas cadeias de valor resultaram num impacto severo ao franchising como um todo, provocando quedas históricas na geração de receita”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

No entanto, ressalva ele, o setor não ficou parado: “Intensificou o suporte aos franqueados, isentou ou postergou o pagamento de taxas típicas do sistema e, principalmente, mirou sua artilharia na digitalização de suas operações. Essa adaptação rápida é muito importante para o segmento e não apenas no curto prazo. Esperamos que esta situação deixe lições importantes que tornarão o sistema ainda mais moderno e resiliente”.

O estudo apontou que 12% das unidades de franquia tiveram suas atividades suspensas, com 0,5% delas fechando definitivamente. “Essas taxas são muito menores do que as de negócios isolados, dado o trabalho em rede e o apoio das franqueadoras. É um momento difícil, mas estar em uma franquia traz benefícios que favorecem muito a sobrevivência. Além disso, 70% das franqueadoras evitaram demissões no mês de abril. Há um esforço das redes para se reinventarem e manterem o negócio operando”, assinala o presidente da ABF.

As ações mais frequentes adotadas para enfrentar os reflexos econômicos da pandemia foram: reuniões online, home office na franqueadora, delivery partindo das unidades, e-commerce da franqueadora e venda online/retirada na loja. Grande parte das redes afirmou que pretende manter os dois primeiros itens mesmo após a pandemia.

A pesquisa apontou ainda que, em abril, 91% das franquias de Alimentação trabalharam com delivery – um recorde histórico. Já no segmento de Moda, 53% pretendem manter o delivery partindo das unidades após a quarentena e muitas redes que implementaram a plataforma de e-commerce da franqueadora agora na pandemia planejam mantê-la posteriormente.

Digitalização das atividades

“Mais uma vez fica claro que o esforço de digitalização no setor está chegando mais fundo. Veja o caso de Moda, um segmento com grande ligação com a loja física, inclusive em shoppings, planejando tornar definitivas algumas ações tomadas na pandemia. As vendas via WhatsApp, por exemplo, têm tudo para continuar crescendo”, explica André Friedheim.

Por fim, o estudo mostrou que é grande o apoio por parte das franqueadoras para que seus associados disponham de linhas de crédito (51%). Nesse sentido, a ABF e a ABF Seccional Rio recentemente fecharam um convênio com a Caixa para facilitar o acesso aos recursos.

Destaque para duas linhas de crédito especiais com juros a partir de 0,83% por mês e carência de 3 meses para pagamento. A ABF estima que o setor precise de até R$ 3,7 bilhões em crédito e que este convênio possa atingir centenas de franqueadores e até 89 mil unidades franqueadas.

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