Avaliação inicial da Midway confirma benefícios do Cadastro Positivo

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Companhia identificou a oportunidade de alavancar em cerca de 10% sua taxa de aprovação de crédito, sem aumento de riscos

Em suas avaliações de crédito, a Midway, empresa financeira do Grupo Guararapes, já está constatando os benefícios oferecidos pelo Cadastro Positivo. Com essa nova visão do cliente, a companhia identificou a oportunidade de alavancar em cerca de 10% sua taxa de aprovação de crédito, sem aumento de riscos, comprovando uma das principais vantagens prometidas pelo Cadastro: o estímulo à expansão das concessões.

A Midway é a maior emissora de cartões Private Label do Brasil, também conhecidos como “cartões de loja”, sendo uma das 10 principais emissoras de cartões bandeirados no país. Atualmente, a companhia conta com mais de 31 milhões de clientes que possuem os cartões Riachuelo, varejista que deu origem ao Grupo Guararapes.

Os resultados obtidos pela Midway, embora baseados em modelos preliminares e que contam apenas com as informações das instituições financeiras, são promissores. Outros ganhos identificados são:

o Agregar os dados positivos daquele que já não teria problema de aprovação ajuda a classificar de maneira ainda mais precisa esse perfil. A Midway identificou, em algumas faixas, a oportunidade de segmentar perfis com taxa de risco 30% menor do que a média original da faixa;

o Com melhor discriminação de risco, as instituições podem optar por reduzir o risco com o mesmo volume de aprovação do cenário sem o Cadastro Positivo, o que também traz benefícios ao cliente: essa redução de inadimplência pode ser transferida para ele na forma de redução de juros.

“Acreditamos que os bons resultados que tivemos com o uso dos dados positivos, ainda que em fase preliminar, indicam o grande potencial esperado com a entrada das informações das empresas de telecomunicações e de utilities. É um ganho enorme para o consumidor”, diz Bruno Pazzoto, Superintendente Executivo de Crédito e Modelagem da Midway.

A experiência da companhia está em linha com um estudo realizado pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), que relacionou algumas questões fundamentais para a expansão do crédito e do consumo, como estímulo às atividades de comércio e serviços:

o Ampliação do uso de informações positivas na análise de crédito;

o Aumento da competitividade do crédito por meio de inovações tecnológicas ao setor de comércio e serviços;

o Fomento ao crédito acessível para pequenas e médias empresas;

o Incentivo ao uso responsável do crédito orientado às famílias e aos empreendedores;

o Promoção de agenda de pautas empreendedoras;

o Aperfeiçoamento das garantias do sistema de crédito.

Experiências como a da Midway confirmam o posicionamento da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) e, também, tendem a viabilizar os principais benefícios que o setor de birôs tem divulgado sobre o Cadastro Positivo com inclusão automática de consumidores e empresas: o consumo consciente e o crédito responsável.