Atech fortalece serviço de consultoria em lean manufacturing

56

A proposta consiste em auxiliar empresas na otimização de seus processos, contribuindo para essa evolução

A Atech decidiu fortalecer seu portfólio de serviços de consultoria em lean manufacturing, com foco em processos produtivos, logística e manutenção.

O serviço integra o leque de ofertas voltadas para o segmento B2B, cujo carro-chefe é a solução OKTO, aplicada desde no monitoramento de ativos até no planejamento, programação e execução de ordens.

A companhia, que faz parte do Grupo Embraer e é especializada no desenvolvimento de soluções e tecnologias para apoio de decisão, trouxe para o seu time Tatiana Tanikawa, consultora de negócios da Atech e líder da área.

Os principais objetivos do lean manufacturing são a eliminação de desperdícios e a busca contínua pela perfeição, destaca Tatiana, para quem, neste momento desafiador, o foco das organizações tem sido, precisamente, melhorar o atendimento ao cliente, reduzir os custos e potencializar resultados.

“Em processos produtivos, na logística e na manutenção, existe uma enorme possibilidade de dinamização dessas operações, em busca de processos mais ágeis e focados em melhoria contínua”, afirma.

Fundada em 2009, a Atech tem auxiliado organizações a ingressar ou evoluir na era digital, rumo à Indústria 4.0. Recentemente, em parceria com a Compass, pioneira na aplicação da engenharia da confiabilidade no Brasil, lançou um novo módulo integrado ao OKTO – Orion.
A solução possibilita integração total com bancos de dados, como CMMS, sistemas de registros de parada, monitoramento de condição e outras fontes de informação.

A nova consultoria também auxiliará empresas na otimização de seus processos. Especialistas atuarão na implantação de metodologias baseadas no lean manufacturing com todas as etapas existentes – do diagnóstico à implantação, passando pela definição da metodologia mais adequada a adotar, treinamento de equipes e execução dos trabalhos.

O objetivo é transferir o know-how internacionalmente reconhecido da Embraer para companhias que busquem eliminar desperdícios e processos desnecessários, reduzir tempos de reação a cenários adversos, otimizar fluxos e produtividade de times, aumentar o ciclo de vida dos ativos e otimizar os recursos.